sábado, 28 de novembro de 2015

ELEIÇÃO PARA DIRETOR - gestão 2016-2017





Alunos, professores, pais e servidores, foram nesse dia 26  realizar um momento de grande importância para a vida escolar; foram consolidar suas preferências na  permanência dos gestores Elizabeth e Henrique e do professor Renato, para que continuem a encaminhar a escola para uma melhor qualidade de ensino ajudando a construir um futuro melhor para os estudantes desta escola.






terça-feira, 17 de novembro de 2015

Vice-campeões da Mostra Brasileira de Foguetes




10/11/2015 - 09h26m

Estudantes da rede estadual são vice-campeões da Mostra Brasileira de Foguetes

José Monteiro e Melquezedeque Fernandes são alunos da Escola Santos Dumont, em Rio Largo
Estudantes da rede estadual são vice-campeões da Mostra Brasileira de Foguetes
O foguete de garrafa pet, bexiga e papelão lançado pelos alagoanos alcançou a distância de 100,7 metros e os estudantes se mostraram orgulhosos com a façanha (Fotos: Valdir Rocha)
Ana Paula Lins

Dois estudantes alagoanos conquistaram o vice-campeonato da VII Jornada de Foguetes e medalha de bronze na IX Mostra Brasileira de Foguetes, realizadas no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Santos Dumont, em Rio Largo, José Monteiro e Melquezedeque Fernandes levaram Alagoas ao pódio em um evento que contou com a participação de 500 alunos e professores de duas mil escolas públicas e privadas de todo o país e que está diretamente associado à Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

O foguete de garrafa pet, bexiga e papelão lançado pelos alagoanos alcançou a distância de 100,7 metros e os estudantes se mostraram orgulhosos com a façanha. “Sempre gostei das disciplinas de Exatas e conseguir este feito na mostra me deixou muito feliz”, disse José. “Foi muito especial, uma conquista para Alagoas e para a rede estadual”, complementou Melquezedeque.

O gerente da 12ª Gerência Regional de Educação (Gere), Cícero Pinheiro, comemora o resultado. “Nossos alunos levaram Alagoas aos primeiros lugares da competição e isto nos traz muito orgulho. Eles estão de parabéns”, afirma.

Na ocasião, além do lançamento de foguetes, os garotos fizeram apresentações ao júri do evento e participaram de palestra com o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro e sul-americano a viajar para o espaço. Na última sexta-feira, dia 6 de novembro, eles também expuseram o trabalho na etapa regional da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) na sede da 12ª Gere, em Rio Largo.
O começo

O projeto de foguetes nasceu no ano passado, quando professores da unidade participaram do Encontro Regional de Astronomia,  ocorrido em Maceió. A partir daí, surgiu a ideia de fazer alguma atividade ligada à Astronomia na escola, conforme relata a professora de Física Alice Dantas.

“No início deste ano, começamos fazendo lançamentos às quintas-feiras e depois todos os domingos. Na etapa estadual e classificatória para a mostra no Rio, conseguimos lançamentos de 149 e 150 metros. Para se classificar, era preciso alcançar 120 metros”, explica. Além de Alice, participam também do trabalho as professoras de Química e Matemática.

O diretor da escola, Henrique Santos, fala do benefício do projeto. “Ao se dedicarem à construção e lançamento de foguetes, eles colocam em prática a Terceira Lei de Newton, que fala da Ação e Reação”, aponta.

Novos planos

Henrique conta que, inicialmente, apenas três alunos participavam do projeto de foguetes. Atualmente, seis estão engajados na ação, mas há mais estudantes querendo participar. “Os alunos participantes se encantaram tanto com a temática que já sabem o que querem para o seu futuro profissional. Eles também incentivam os demais colegas”, informa.

O diretor adianta que pretende expandir ainda mais o projeto de foguetes. “Faremos um campeonato interno e também estamos conversando com a 12ª Gere acerca da possibilidade de promovermos oficinas sobre o tem nas demais escolas da região”, revela.

domingo, 8 de novembro de 2015

SEMANA CIENTÍFICA- de 04 A 06-11-2015




SEMANA CIENTÍFICA: TECNOLOGIA E ATUALIDADES


·        Clientela: Alunos do 7º à 3ª série do Ensino Médio

·        Período: 04 a 06 de novembro de 2015


·        Disciplinas Envolvidas: Biologia, História, Geografia, Química, Matemática, Física, Artes, Educação Física, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso.







04 DE NOVEMBRO 






















































































































































***

05 de NOVEMBRO
















































***

06 DE NOVEMBRO