domingo, 25 de novembro de 2012

DISCUTINDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA - DIA 09-11-2012.

MOMENTO DE ABERTURA - Diretor Adjunto Laelson


Momento Cívico
Hino Nacional
















DISCUTINDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA - DIA 08-11-2012.

                             Palestra: Direitos e Desafios das Pessoas com Deficiências
                Palestrante: Roberto Eduardo Leite (Diretor da Escola de Cegos Cyro Acioli)


***


***


***

***


***

Assista o vídeo

Campeão - Paraolimpíadas Sydney 2000.mpg



***

                 




















quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DISCUTINDO A DIVERSIDADE NA ESCOLA - DIA 07-11-2012.


PROJETO PEDAGÓGICO RECONHECIDO EM BRASÍLIA, TEM SUA SEGUNDA EDIÇÃO ESTA SEMANA

Inicia nesta quarta (07) e vai até sexta-feira (09) a segunda edição do projeto "Discutindo a Diversidade na Escola" no colégio estadual Santos Dumont localizado ao lado da Vila Militar, próximo ao Aeroporto.
Considerado como "Projeto de Excelência" ano passado pelo CEFOR no parlamento federal juntamente com outros 53 projetos do país e apresentado em Brasília este ano, o Diversidade na Escola, incentiva estudantes do 2º ano do ensino médio a compreender através de estudos de campo, como é vista a diversidade pelo povo alagoano, sua aceitação, preconceito e invisibilidade.
Para emprender essa compreensão os estudantes, durante dois meses, enveredaram-se em vários espaços sociais: Terreiros africanos, Serra da Barriga, Parada Gay, museus, foram alguns desses espaços.
Dentre as diversidades estudadas, foram enfocadas pelos alunos, a diversidade sexual (movimentos LGBTs), de gênero, gerações (melhor idade), étnica, acessibilidade e religiosa. A culminância destes trabalhos se dará nesta semana, onde os alunos trarão os resultados deste trabalho para a comunidade escolar, através de palestras, entrevistas realizadas e dramatizações (veja abaixo a programação).

PROGRAMAÇÃO

07/11 – QUARTA-FEIRA
MANHà – DIVERSIDADE DE GÊNERO
Alunos/as Coordenador/es: Daniele Ferreira, Karina Oliveira e Ana Cristina)
07h15 – Oficinas com as turmas (Professores colaboradores: Denise Alves e Luciana)
09h00 – Lanche
09h15 – Momento Cívico
09h30 – Vídeo Diversidade/Palavra de boas vindas do diretor/as
10h00 – Jovem, Mulher, Saúde e Direitos
 Palestrante: Ana Pereira (Assistente Social e presidente do Instituto Jarede Viana)
11h00 – Plenária
11h30 – Fechamento a manhã

TARDE – DIVERSIDADE SEXUAL
Coordenador: Jéssica Alane e José Martiniano
13h30 – Formação da Mesa
13h40 – Momento Cívico
13h50 – Vídeo Diversidade/Palavra de boas vindas do diretor/as
14h00 – Apresentação do resultado da pesquisa temática
14h40 - Lanche
15h00 – Palestra: Conceituando a diversidade sexual e a Violência no Estado de Alagoas
                 Palestrante: Juliano Brito (Pedagogo e membro do Núcleo Diversidade Sexual da SEMED/Maceió)
15h40 – Plenária
16h30 – Encerramento da Programação

NOITE : DIVERSIDADE SEXUAL
Coordenador: Jéssica Alane e José Martiniano
19h00 – Formação da Mesa
19h10 – Momento Cívico
19h20 – Vídeo Diversidade/ Palavra de boas vindas do diretor/as
19h30 – Boas Vindas da Direção e apresentação de conteúdo apreendidos na pesquisa pelos alunos;
19h50 – Lanche
20h00 – Palestra: Homofobia e Direito dos Homossexuais
                 Palestrante: Maria Alcina Ramos (Cininha) – Técnica de Gerência e Diversidade da SEED/AL
20h40 – Plenária
21h30 – Encerramento da Programação



08/11 – QUINTA-FEIRA
MANHÃ – DIVERSIDADE RELIGIOSA
Alunas Coordenadoras: Jhennifer Karine, Livia Caroline, Valquiria Santos e Natalia Cardoso.
07h30 – Formação da Mesa
07h40 – Momento Cívico
07h50 – Vídeo Diversidade/Palavra de boas vindas do diretor/as
08h00 – Mística de Abertura
08h20 – Oficinas: Matrizes religiosas (africana, indigena, ocidental e oriental)
10h00 – Resultado das oficinas a serem apresentado no pátio pelos alunos
11h00 – Encerramento da programação

TARDE – DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE
Alunos/a Coordenador/a: Danilo Rômullo e Clara Jayne
13h30 – Formação da Mesa
13h40 – Momento Cívico
13h50 – Vídeo Diversidade/Palavra de boas vindas do diretor/as
14h00 – Apresentação do resultado da pesquisa temática
14h40 – Lanche
15h00 – Palestra: Direitos e Desafios das Pessoas com Deficiências
                Palestrante: Roberto Eduardo Leite (Diretor da Escola de Cegos Cyro Acioli)
15h40 – Plenária
16h30 – Encerramento da Programação

NOITE – DIVERSIDADE DE GÊNERO
Alunos/as Coordenador/es:
19h00 – Formação da Mesa
19h10 – O Hino de Alagoas, O Hino Nacional
19h20 – Vídeo Diversidade/ Palavra de boas vindas do diretor/as
19h25 – Apresentação do resultado da pesquisa temática
20h00 – Palestra: A Lei Maria da Penha e a Mulher no Mercado de Trabalho
                Palestrante: Dra. Danielle Carla do Nascimento Vilar (Promotora Forum de Rio Largo)
20h40 – Plenária
21h30 – Fechamento


09/11 – SEXTA-FEIRA
MANHÃ – DIVERSIDADE DE GERAÇÕES
Alunos Coordenadores: Wilianna Barbara e Carlos Henrique
07h30 – Formação da Mesa
07h40 – Momento Cívico
07h50 – Vídeo Diversidade/Palavra de boas vindas do diretor/as
08h00 – Apresentação dos resultados apreendidos nas pesquisas pelos alunos
08h45 – Lanche
09h00 – Palestra: O Mundo hoje para a 3ª idade
                Palestrante: Bete Assis (Diretora do Lar São Francisco de Assis)
10h00 – Homenagem dos alunos aos jovens da melhor idade
11h00 – Encerramento da programação

TARDE - DIVERSIDADE E ETNIA
Alunos/as Coordenadores/as:
13h30 – Formação da Mesa
13h40 – Momento Cívico
13h50 – Vídeo Diversidade/Palavra de boas vindas do diretor/as
14h00 – Apresentação dos resultados apreendidos nas pesquisas pelos alunos
14h40 – Lanche
15h00 – Palestra: A Contribuição histórica e religiosa da Cultura Africana no Brasil
PalestrantePai Célio de Ogun-Té (membro do Fórum Permanente Educação e Diversidade Étnico Racial do estado de Alagoas)
15h40 – Plenária
16h30 – Fechamento da Programação

NOITE : DIVERSIDADE E ETNIA
Alunos/as Coordenador/es:
19h00 – Formação da Mesa
19h10 – Momento Cívico
19h20 – Vídeo Diversidade/ Palavra de boas vindas do diretor/as
19h30 – Se Vira Nos 30 – Apresentação dos  resultados apreendidos nas pesquisas pelos alunos
20h00 – Palestra: Ser negro ainda é sinônimo de Preconceito no Brasil?
                Palestrante: Carlos Martins (Professor e integrante do Núcleo de Violência em Alagoas – UFAL)
20h30 – Plenária
21h15 – Encerramento da Programação.


*******************************************************************************

07/11 – QUARTA-FEIRA

TURNO  MATUTINO

                                                               Momento     Cívico







      
                                                          
***
Alunas do 2º ano do turno vespertino, conduziram  muito bem as oficinas realizadas com os alunos do turno matutino.


***


***


***


Palavras-chave
Sexo; Gênero
Introdução
Esta atividade ajuda à distinção entre os conceitos de sexo e
gênero, através da percepção de que as características atribuídas
a cada sexo se diferenciam primariamente em características
biológicas e características psicológicas.
Objetivo
Explorar os conceitos de sexo e gênero e as diferenças entre eles.
Dimensão do grupo
Mín. 5
Duração
30 min
Materiais/Equipamento/Logística
> Bola.
> Dois bonecos de tamanho humano desenhados em papel
de cenário de forma estilizada (de modo a que não apresente
características biologicamente associadas a mulher ou homem).
Em dois cartões distintos, escrever a palavra “mulher” e “homem”.
> Recorte em cartolina de cabelo comprido (para simbolizar um
cabelo de mulher) amovível;
> Marcadores.
Desenvolvimento
Colar o boneco e a boneca (com o cabelo comprido amovível)
na parede. Em círculo, passa-se a bola aleatoriamente e de
forma rápida entre as pessoas. Cada pessoa deve dizer uma
característica física ou psicológica que associa às raparigas;
repete-se o procedimento para as características dos rapazes. 5’
O/A facilitador/a vai escrevendo as características na boneca
e depois no boneco. As características são escritas apenas em
duas partes do corpo: na cabeça coloca-se as características
psicológicas e na zona do ventre as físicas (tanto na boneca como
no boneco).
Depois de confirmar que todas as pessoas concordam com as
características referidas e que não querem acrescentar mais
nenhuma, tira-se o cabelo à boneca e coloca-se no boneco. 5’
Analisar as características referidas, questionando se as atribuídas
a raparigas e a rapazes são as mesmas, à exceção daquelas
relacionadas com a função reprodutora. Clarificar os conceitos
de sexo e gênero e a noção do socialmente construído e da sua
mutabilidade. 20’
Observações
Variação da atividade: introduzir inicialmente ou só o boneco
ou só a boneca e depois do grupo referir as características,
dependendo do caso, colar o cabelo ou retirá-lo, podendo chegar
à mesma conclusão: a noção do socialmente construído e da sua
mutabilidade
Enfatizar que:
> As características psicológicas de cada sexo são muito variáveis,
por oposição às características biológicas. Se, não obstante, o
grupo de participantes insistir nas diferenças de gênero, dever- se-á
acentuar as diferenças intra-individuais dentro de cada sexo;
> A possibilidade real de “o boneco ser uma boneca” (e vice-versa),
se nos focarmos apenas nas suas características psicológicas;
> O quanto as características psicológicas atribuídas a cada sexo
dependem do espaço/tempo em que rapazes/raparigas se inserem;
> Se necessário, complementar esta atividade com outra que
trabalhe os estereótipos de gênero



***


***



***


***


***




***


***


***


****


Concordo/discordo

Em folhas de ofício, escrever as frases abaixo e outros pensamentos, colocá-los em um quadro ou no chão e pedir para que as pessoas formem grupos em torno de um deles para conversar. Depois, apresentam-se as conclusões para o grupo todo sobre com o que concordam, discordam e que mudanças precisam acontecer.


***


***


***

***


***


***


***


***



***

***





***


***



ASSISTA AO VÍDEO Mulher - Elba Ramalho (Uma Homenagem à todas as mulheres)

***



***
 Palestrante: Ana Pereira (Assistente Social e presidente do Instituto Jarede Viana)

***



***


***


***


***



***


***


***



CLICK AQUI E ASSISTA AO VÍDEO - VIDA MARIA

***



***




***

A aluna Débora do 9º A dando o seu depoimento sobre o tema com  a palestrante Ana Pereira.


***



***


***


***

***

Direção. coordenação e professores que estiveram presentes neste dia.

***

TURNO  VESPERTINO



































TURNO NOTURNO






Neste momento a diretora Nara, agrade e incentiva a participação de todos, destacando a importância de se trabalhar em equipe para que se tenha êxito  nas tarefas realizadas e do papel fundamental da escola na sociedade  na transformação do ser humano.